Version: 1.0

Lidar com dinheiro

Other languages:
More information about Portuguese

Seja muito ou pouco, toda a gente tem dinheiro. O tema está constantemente presente. Ganhamos dinheiro, vamos às compras, olhamos para os preços e decidimos se algo vale um determinado preço para nós: todos os dias temos de tomar decisões sobre o que fazer com o dinheiro que temos.

É importante recordar: O dinheiro é uma ferramenta. Com a mesma nota de banco posso trazer bênção ou prejuízo. Somos responsáveis pelo que fazemos com o nosso dinheiro e as nossas posses - Deus responsabilizar-nos-á por aquilo que nos confiou.

Jesus falou muitas vezes de dinheiro. Nessa altura, tal como hoje, coloca-se a mesma questão: Como é que podemos lidar corretamente com o dinheiro? No Seu tempo não havia muita tecnologia e lidar com o dinheiro não era tão cómodo como agora. Mas o cerne da questão continua a ser o mesmo: o dinheiro revela a nossa motivação. Mostra o que é verdadeiramente importante para nós.

Olhar para o nosso coração

Podemos usar o tema do dinheiro como um espelho e procurar coisas prejudiciais dentro de nós:

Egoísmo
Giramos à volta de nós próprios. "É tudo meu! Não partilho nada!"
Inveja e cobiça
Não estamos satisfeitos com o que temos. Comparamo-nos com os outros e pensamos: "Ele tem algo melhor do que eu! Eu também quero!"
Arrogância
"Eu sou melhor do que os outros. Olhem para mim!"
Preocupação e medo
"Não tenho o suficiente. Como é que vou sobreviver se... ?"

Qual destas situações encontra no seu coração? Pede perdão a Deus.

Ser justo

O dinheiro traz consigo a tentação. Seja no trabalho, com vizinhos e amigos, ou quando se paga impostos ao governo: Há formas de enganar os outros. Algumas são obviamente ilegais, outras estão numa zona cinzenta, e outras podem ser legais mas ainda assim injustas. Mas Jesus nunca enganou as pessoas e disse claramente: "Fazei aos outros o que quereis que vos façam" (Lucas 6:31) e "o trabalhador merece o seu salário" (Lucas 10:7).

Quando enganamos outra pessoa, o prejuízo para essa pessoa é muitas vezes óbvio, pelo que podemos ter mais relutância em enganá-la. No entanto, quando se trata de uma grande empresa ou do nosso governo, podemos ter menos inibições. Ainda assim, o errado continua a ser errado.

Deus, onde é que eu tratei os outros injustamente? Onde é que violei ou contornei as leis?

O que é que eu faço com o meu dinheiro?

Deus quer que lidemos de forma responsável com o nosso dinheiro e que sejamos bons mordomos daquilo que Ele nos confia. Isso significa:

  • saber para onde vão as minhas finanças (utilizando um livro de contas, uma aplicação de orçamento, etc.)
  • ser diligente e usar sabiamente o que Ele me está a confiar
  • não ser esbanjador
  • perguntar a Deus por que objectivos devo trabalhar

É importante sermos cuidadosos e sábios para não acabarmos em dependências doentias com as nossas finanças (ver Romanos 13:8). Pode haver boas razões para contrair dívidas: objectivos maiores, como abrir uma empresa ou construir uma casa, podem só ser possíveis dessa forma. Mas também há muitas razões más para contrair dívidas. Por exemplo: Comparo-me com os outros e quero muito umas férias mais fantásticas ou a última novidade dos anúncios que, na verdade, não posso pagar.

Deus, para que objectivos queres que eu trabalhe e poupe dinheiro? Meu Deus, onde é que eu desperdiço dinheiro?

Receber e dar

Deus diz que é um bom pai que cuida de nós. Podemos duvidar disso, mas a realidade é que Ele cuida de nós melhor do que nós poderíamos. Tudo o que temos recebemos de Deus, por isso há muitas razões para Lhe estarmos gratos.

Todos nós começámos a nossa vida como pequenos bebés que apenas recebiam. Deus quer que cresçamos e aprendamos a assumir a responsabilidade pela nossa vida e pela vida dos outros. Isto significa partilhar o que nos foi dado e investir no que Deus quer. Tal como Deus gosta de dar, Ele quer que nós também gostemos de dar e de ser generosos!

Fale com os seus amigos e com o seu formador sobre a forma como pode investir no Reino de Deus.

Os meus objectivos

Deus, sobre qual destes temas queres falar comigo especificamente?

Estabeleça objectivos para pôr em prática o que Deus lhe mostrou hoje. Peça apoio a um bom formador para o fazer. Procure alguém que seja transparente, sábio e que não esteja apenas a vender produtos.

Os maiores obstáculos para aprender a lidar com o dinheiro de uma forma correcta encontram-se muitas vezes no nosso coração. Para se libertar, leia as fichas de trabalho "Confessar os pecados e arrepender-se" e "Livrar-se das lentes coloridas", juntamente com um ajudante. (Comece com a pergunta:"Deus, com que óculos é que eu vejo o dinheiro?")